O que é sistema de direção hidráulica e quais os principais cuidados na manutenção 

A direção hidráulica deixou de ser um artigo de luxo, e passou a ser considerado um elemento indispensável nos veículos leves bem como nos pesados, como os caminhões. Mas e você, sabe o que é sistema de direção hidráulica?   


Quais cuidados precisa ter para manter o sistema hidráulico do seu veículo em dia? Se a resposta for não, continue lendo esse post na integra e saiba tudo o que precisa sobre o assunto.  Confira!
O que é sistema de direção hidráulica?


A direção hidráulica consiste em um sistema que facilita a condução do veículo durante a execução de manobras com o volante, minimizando a força que o condutor precisa fazer no volante.  Assim o volante fica mais leve e o motorista dirige com mais controle e confiança.


Como funciona a direção hidráulica?
O sistema de direção hidráulica do veículo é composto basicamente por quatro componentes, são eles: caixa de direção, bomba hidráulica, mangueiras e reservatório de óleo.
O funcionamento do sistema é simples: o motorista ao virar o volante, gira automaticamente a barra de torção. Essa barra de torção contém uma espécie de engrenagem, conhecida como pinhão que fica na caixa de direção. O pinhão gira sobre a cremalheira.


Localizada também na caixa de direção, a cremalheira é movida para o lado oposto que o volante foi girado. Desse modo, a cremalheira liga algumas peças e desloca as rodas girando em direção a força efetuada no volante pelo motorista.  


Portanto, a cremalheira tem como função direcionar as rodas para o mesmo lado ordenado pelo condutor, assim o giro do volante é feito com o mínimo de esforço e com muito controle.


Além disso, o sistema hidráulico é alimentado pelo óleo que permite que a direção seja mais leve que a mecânica.  Existe uma válvula no volante que realiza movimentos de abre e fecha quando o volante sofre uma pressão.  Desse modo, esse movimento permite que o óleo se movimente pelo sistema deixando a direção mais leve.


Manutenção do sistema de direção hidráulica 
Para que o sistema hidráulico funcione perfeitamente é preciso que você faça a manutenção periódica desse sistema. 


 Além disso, é importante ficar atento a alguns cuidados, como:


⦁    Verificar com frequência o nível de óleo no reservatório
Caso, o nível de óleo esteja excessivamente baixo, o ideal é levar o carro para a revisão. Além disso, se completar o nível de fluido, porem voltar a baixar, será necessário realizar uma inspeção mais detalhada com os especialistas na oficina, pois esse nível não reduz, somente nos casos de vazamento.
⦁    Revise as peças
A cada 10 mil km rodados faça um checkup geral das peças do sistema hidráulico.  Vale ressaltar que este é o prazo médio, a revisão pode ser feita antes.  Assim, se algum componente do sistema apresentar vazamento, recomenda-se reparo imediato para evitar danos em peças não danificadas. 
⦁    Preste atenção no volante
Caso o volante fique difícil de girar, provavelmente o óleo pode ter acabado no sistema de direção hidráulica. Nesse caso, o sistema hidráulico do carro para de funcionar.  Como foi dito, para resolver esse problema basta ir até a oficina. 


O que evitar para garantir o bom estado do sistema de direção hidráulica
Além dos cuidados com a manutenção, existem algumas ações que você pode evitar a fim de manter o sistema de direção hidráulica em perfeito estado.  Essas ações são:


⦁    Ao estacionar, não vire a direção até o seu limite.  Essa ação causa um esforço em excesso na bomba hidráulica, gerando possíveis vazamentos.
⦁    Não deixe as rodas viradas.  Essa ação também exige um esforço maior das peças, comprometendo a vida útil da direção hidráulica.
⦁    Ao comprar um carro usado com sistema hidráulico, verifique antes as condições do veículo.  Veja se há sinais de rigidez, até mesmo para identificar problemas com o sistema hidráulico.


Vale ressaltar que, se comparada com o sistema mecânico, a direção hidráulica não é tão econômica, pois para pressurizar o óleo, a bomba do sistema fica em constante funcionamento. Porém, diante do conforto, assim como da segurança proporcionados pela direção hidráulica, vale a pena investir nesse sistema. 
 Agora que você já sabe o que é sistema de direção hidráulica, fique de olho aos sinais de problemas no seu veículo. E se desconfiar de algum problema, procure a Autocenter Alinha Car. Realizamos serviços de mecânica, bem como revisão geral, escapamentos, troca de óleo, suspensão, pneus e baterias.   Entre em contato conosco e solicite agora mesmo o seu orçamento!

 

ALINHA CAR, manutenções automotivas em Campinas, assegura o bom funcionamento do seu veículo e direção hidráulica. Conservação e cuidado de carros, faça seu orçamento na ALINHA CAR.

NOSSO TELEFONE

(19) 3272-0554

(19) 97113-1171

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

2ª a 6ª feira: 8h00 as 12h30 - 13h30 as 18h00
Sábados: 8h00 as 12h00

( APENAS O ULTIMO SÁBADO DE CADA MÊS )

VOLTE SEMPRE

Mais de 20 anos de Experiência cuidando  do seu carro.

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
NOSSOS SERVIÇOS

- Mecânica

- Revisão

- Troca de Óleo

- Guincho

- Balanceamento

- Bateria

ENCONTRE-NOS

Avenida das Amoreiras, 1903

São Bernardo

Campinas, SP

CEP 13030-405

Cu00f3pia_de_Sem_nome.png